Pesquisa Dança do Cotidiano: o corpo energético

domingo, 8 de março de 2015 | impressões: 1

 
Para os artistas profissionais em atuação na capital pernambucana, são disponibilizadas oficinas com inscrições são gratuitas, como a de Cavalo - marinho: pulso-presença com Helder Vasconcelos, no período de 08 a 12 e de 17 a 21 de dezembro de 2014, das 10 às 14 h. A oficina  Dança  do cotidiano: corpo energético, com Renata Camargo acontecerá nos 06, 07, 13 e 14 das 08 às 14 h.
 
 
 
 
Em 2015 teremos as oficinas Capoeiranças: improvisação, capoeira e dança, de 12 a 18 de janeiro, das 9h às 14h. Ministrada pela professora da UFPE, pesquisadora e bailarina Gabriela Santana, a ideia é propor um conjunto de procedimentos em dança (dinâmicas, jogos e vivências), que são lançados para a investigação de estados corporais de presença cênica e energia do bailarino via capoeira e através da improvisação.

Já nos dias 17, 18, 24 e 25, a Compassos recebe o Mestre Caíca (professor Sérgio Senna), formado em História pela UFRPE e responsável pelo grupo de capoeira Herança de Angola (Olinda/PE), na oficina Música para capoeira: um ritual de presença. Estas atividades fazem parte do projeto de manutenção anual das atividades artísticas realizadas pela Compassos Cia. de Danças no aprofundamento da pesquisa prático-teórica “A dança do cotidiano”, com incentivo do Funcultura.

Ainda fazendo parte das atividades no mês de janeiro da companhia, no dia 25 haverá uma apresentação aberta ao público na Rua da Moeda com uma roda de berimbau e a encenação do espetáculo “Passo” e duas rodas de conversa. Foi unindo memórias e movimentos do estudo do elenco sobre a capoeira, o frevo, a dança contemporânea e a dança-teatro que inspiram as pesquisas da companhia, que a Compassos concebeu a montagem. A direção é do coreógrafo Raimundo Branco, com contribuições dos intérpretes-criadores Gervásio Braz, Marcela Aragão, Marcela Felipe e Patrícia Costa.

Mais informações e inscrições pelo e-mail cia.compassos@gmail.com ou pelos telefones (81) 4101.1640 e 8655.2002.